Definir o projeto pedagógico do Colégio Queiroz Brunelli e da Escola de Educação Infantil Primeiros Passos em poucas linhas não é tão simples.

Talvez um dos caminhos seja buscar algumas palavras que expressam nosso trabalho pedagógico e a realidade vivida por nossos alunos.

Educar , para nós , pressupõe conceitos como:

Autonomia – desde a Educação Infantil, os alunos do Queiroz Brunelli e da Primeiros Passos  estão envolvidos diretamente com os objetos e os objetivos de seu aprendizado. É um ser pensante que interfere diretamente na produção do conhecimento.

Flexibilidade: bem antes das novas leis educacionais, o Colégio Queiroz Brunelli  já acreditava que o currículo escolar não pode ser tão rígido a ponto de engessar o projeto pedagógico de uma escola. Por isso o Colégio encontra formas de oferecer aos alunos opções flexíveis, permitindo o trabalho sobre conteúdos que fogem às disciplinas tradicionais.

Diversidade: aceitar a diversidade não é apenas reconhecer que os alunos são diferentes entre si, mas principalmente criar espaços pedagógicos para que possam desenvolver diferentes habilidades, diferentes interesses, diferentes projetos de vida.

Aprendizagem : nenhuma escola pode fechar  os olhos para as necessidades da vida contemporânea. Para o Queiroz Brunelli e Primeiros Passos , assumir esta postura pedagógica significa educar efetivamente para a vida real, desenvolvendo habilidades, atitudes e valores que tornem possível a realização dos nossos alunos no mundo atual.

 

Educação Infantil

Na Educação Infantil, oferecemos : Berçário, Mini maternal , Maternal ,Nível I e Nível II .  Nesses anos, busca-se, além do aprendizado, o desenvolvimento de cognição, autonomia, habilidades motoras e capacidade de conviver. Em ambientes exclusivos, os alunos desenvolvem suas habilidades desde os primeiros anos de vida escolar.

O trabalho pedagógico para esse nível desenvolve-se por meio de quatro eixos: a pesquisa proporciona a descoberta do mundo; as histórias estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar; a arte desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade; e os jogos promovem raciocínio lógico, comunicação, socialização e capacidade de trabalhar em equipe, respeitar as regras e o próximo. Esses quatro eixos são permeados pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.

Ensino Fundamental I

Nessa fase do aprendizado, o aluno é estimulado a desenvolver o raciocínio lógico e crítico, a criatividade e a sensibilidade estética. O estudante tem a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia, de forma dinâmica e prazerosa.

O aprendizado passa por aspectos lúdicos e é permeado pela afetividade, com o objetivo de desenvolver repertório de códigos de linguagens, raciocínio lógico e crítico, sensibilidade estética, expressão corporal e percepção e análise dos fenômenos ocorridos diariamente.

Ensino Fundamental II

O aprendizado nesse nível de ensino acontece por meio das aulas expositivas, saídas pedagógicas, aulas práticas em laboratórios modernos e projetos diferenciados, o que permite ao aluno do Colégio Queiroz Brunelli  o aprendizado dinâmico e a consolidação do hábito de estudo.

Os anos Finais do Ensino Fundamental é a fase marcada pelo estímulo à criatividade. Para isso, a instituição propõe ampliar o conhecimento e aprofundar os conteúdos adquiridos no nível anterior, aprimorar as capacidades de comunicação e de interação, consolidar o hábito de estudo e promover a iniciação em projetos científicos, artísticos e esportivos.